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Como É A Visão do Bebê

O bebe começa por fixar o olhar e rapidamente aprende a seguir as pessoas ou os objetos que se movem. A este acompanhar do movimento das coisas com os olhos juntam-se posteriormente os movimentos da cabeça.

 

O bebe nasce com competências visuais. Mas o seu aparelho visual, quer do ponto de vista anatômico quer funcional, tem alguma imaturidade que rapidamente se vai ultrapassar. Para isso é importante que os estímulos visuais se adéquam às competências do bebe, tendo em conta as suas preferências e a distância. A troca de olhares é uma das primeiras cumplicidades entre a mãe e o bebe que acaba de nascer.
No inicio os bebes preferem as caras humanas a qualquer outro estímulo. São particularmente atrativos para os bebes os movimentos das caras e as expressões faciais a uma distância entre os 20 e os 25 cm. Esta é a distância que separa os olhos do bebe dos da sua mãe quando lhe está a dar de mamar. O bebe começa por fixar o olhar e rapidamente aprende a seguir as pessoas ou os objetos que se movem. A este acompanhar do movimento das coisas com os olhos juntam-se posteriormente os movimentos da cabeça. À distância a que a criança vê vai também aumentando.
A visão é fundamental para a educação e o desenvolvimento global da criança. Dá uma perspectiva dinâmica e fascinante do mundo, servindo para estimular a mente, a comunicação e a personalidade. A qualidade da visão depende da integridade quer do olho quer do sistema nervoso central (SNC) - cérebro.
O olho é formado por várias estruturas, todas elas interferindo na qualidade da visão, permitindo que a luz exterior penetre no olho, vá impressionar a retina e que, através das células nervosas aí existentes e do nervo ótico, seja enviada para o cérebro.

Como estruturas que são responsáveis pela visão na criança têm:

Olho:
Córnea - capa que forra a parte anterior do olho, como que um vidro de relógio. Sendo transparente, deixa-nos ver a parte anterior do olho. Permite que a luz exterior entre no olho.
Cristalino - lente transparente que existe por detrás da pupila. Foca a imagem que vemos e deixa passar a luz que irá impressionar a retina.
Retina - camada que forra a porção interna do globo ocular e que contém células nervosas responsáveis pela visão. Estas células captam a luz vinda do exterior.

Cérebro:
Nervo ótico - é o prolongamento do olho ao cérebro. Conduz a informação, as mensagens trazidas pelas células nervosas da retina até ao cérebro.
Quiasma
Trato ótico
Fitas óticas
Córtex visual - fim do trajeto, área de descodificação da mensagem. É o centro da visão. Fará a interpretação do que foi visto.

As causas
Uma boa visão obriga à integridade de todas estas estruturas e, pelo contrário, a alteração em qualquer destas estruturas pode ser causa de baixa visão na criança. Podemos ter um olho são, mas se tivermos lesões cerebrais que impeçam ou dificultem a passagem da mensagem enviada do olho ao córtex visual, a visão estará comprometida. Pelo contrário, pode o SNC não estar afetado, mas haver anomalias oculares. O olho terá dificuldade/impossibilidade em captar a luz e em transmiti-la ao córtex visual.

São diversas as causas de baixa visão/cegueira na criança. Nos países desenvolvidos as causas mais comuns são as doenças do sistema nervoso central e as doenças genéticas da retina.

Se o comprometimento visual nestas situações é irreversível, existem outras causas que não são devastadoras, mas tratáveis e com bom prognóstico, tanto melhor quanto mais precocemente forem detectadas e corrigidas.
A mais frequente destas causas é o defeito retrativo e/ou estrabismo. Um desenvolvimento visual anormal ocorre sempre que a imagem que cai na retina não esteve focada nos primeiros meses ou anos de vida. Tal acontece quando se tem um defeito de refração ou estrabismo.
A idade em que teve início a alteração, o tipo de defeito, a idade de início de tratamento e o cumprimento do tratamento são fatores que pesam no resultado visual. Uma criança que nasce com má visão nunca se queixará que vê mal. Nunca soube o que era uma boa visão e não tendo tido termo de comparação, acha a sua visão normal. Pelo contrário, se já teve melhor, queixar-se-á.
Uma baixa visão unilateral em geral não é notável salvo se:
for notório um estrabismo;
o olho com melhor visão venha também a ter uma baixa de visão;
acidentalmente tapar um olho e reparar que não vê bem do olho destapado.
A baixa visão monocular em geral manifesta-se como um estrabismo (um olho não alinhado com o outro). Nos casos em que tal não acontece normalmente só na idade escolar é detectável. Conforme a causa de diminuição da acuidade visual, assim variará o período crítico de tratamento.
Se o defeito for retrativo e considerável e/ou existir um estrabismo, o tratamento deverá iniciar-se antes dos três anos de idade, visto ser antes desta idade que o maior êxito é garantido, já que é precisamente até aos 3 anos que se desenvolvem as funções visuais.
Corrigir tardiamente estes defeitos, ou seja, tentar dar visão a um olho que não aprendeu a ver na altura devida, que não teve o desenvolvimento normal e que ficou "preguiçoso", fará com que o mesmo tenha mais dificuldades em melhorar de imediato a visão, ao contrário do outro olho que foi mais usado e treinado a ver.

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