O que acomodação óptica?
A acomodação é um fenómeno natural do ser humano e dos mamíferos, que consiste de uma deformação do cristalino, que permite o "fazer o fóco", segundo a distância que estamos olhando.
Na verdade, o olho adapta a sua força visual à distância do objeto que ele precisa ver numa visão clara. Ao olhar de longe, o cristalino reage com ajuda dos corpo ciliarrs contraidos: é pega uma forma alongada e pouco convergente, e o olho fica em repouso. No caso contrário, numa visão de perto, o cristalino cai com o efeito dos corpos ciliares que se relacham e converge ao máximo. Esta mudança de forma é chamada de acomodação.
Qual é a acomodação máxima?
A acomodação máxima é a distância entre o ponto mais afastado e ponto remoto : pois, a distância entre dois pontos em que a lente é capaz de acomodar, é o ponto remoto sendo ele o ponto mais distante do ponto de poncto proximo que é o mais perto. A acomodação de conforto, por sua vez, contém dois terços da capacidade máxima, isto sendo a distância máxima que pode cobrir o cristalino sem produzir esforço.
Ao contrário da acomodação, a desacomodação é a passagem da visão de perto para a visão de longe: o músculo de Miller se dilata e o músculo de Brücke se contrai, o que provoca o alongamento da forma do cristalino. Na ausência de estimulação pela luz, o reposo acomodativa é uma posição de equilíbrio entre dois corpos ciliares, uma posição de espera aplicado naturalmente pelo cérebro.