NOSSAS LOJAS      |      LOJA VIRTUAL      

BLOG

Qual é o tratamento da Endoftalmite?

A endoftalmite constitui uma das sérias complicações entre as infecções oftalmológicas. É rara após procedimentos cirúrgicos eletivos e mais frequente em situações pós-traumas devido às condições de assepsia, desorganização das estruturas oculares e maior presença de agentes que infectam os olhos

O diagnóstico é determinante para se fazer um tratamento precoce e apropriado para o problema, que em alguns casos pode levar, inclusive até a perda da visão. Pode aparecer de forma aguda ou crônica e a qualquer tempo.

O termo endoftalmite é ainda empregado para designar processo infeccioso, que pode ser endoftalmite exógena - causada por micro-organismo de ambiente externo e que adentram nos olhos após cirurgia ou trauma - endoftalmite endógena - quando a infecção ocorre por via sanguínea.

Causas

A principal causa de inflamação dos tecidos intraoculares é a infecção por micro-organismos, como bactérias e fungos, por exemplo. Raramente ocorre depois de trauma direto (químico ou físico), por alterações imunológicas ou neoplásicas.

Quando se apresentam de forma não infecciosa podem ter outras causas, mas as bactérias representam o grupo mais comum de agentes causadores de endoftalmite. Os fatores de risco das endoftalmites envolvem pacientes com diabetes mellitus, leucemia, Aids e infecções de vias aéreas superiores (especialmente crianças), dermatite atópica.

Há relatos de fatores de risco em outras três etapas: pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório, os quais incluem inadequada desinfecção das pálpebras, cílios e conjuntiva, cirurgia prolongadas, suturas frouxas e muito mais.

Tratamento

A conduta terapêutica para as endoftalmites tem sido relevante nos últimos anos devido às possíveis complicações graves de microcirurgias oculares. No entanto, qualquer causa de inflamação intraocular deve ser considerada no diagnóstico diferencial de infecção, difícil e que geralmente só se confirma com amostras de materiais específicos. Procedimentos como ceratectomia radial e cirurgia de estrabismo também podem ser complicados por endoftalmite. Em relação ao tipo de cirurgia e o micro-organismo isolado em cultura, tem-se: endoftalmite bacteriana, endoftalmite fúngica, endoftalmite pós-facectomia, endoftalmite pós-cirurgia filtrante de glaucoma, endoftalmite pós-transplante de córnea, endoftalmite crônica, endoftalmite pós-trauma entre outras. 

Em cada caso há necessidade estudo e análise pormenorizada de cada paciente. Podem ser indicados usos de medicamentos específicos, como corticóides tópicos, e acompanhamento clínico rigoroso. Há ainda a viabilidade de se fazer teste de suscetibilidade a antibióticos ou testes de sensibilidade para um diagnóstico diferencial a mais.

 

 

 

 

Sobre Nós

OptiKids foi criado por ópticos, preocupados com o desenvolvimento do setor infantil nas ópticas. É um departamento importante da Vis-a-Vis que oferece a riqueza e a diversidade dos talentos dos seus associados que os componha e que querem exercer livremente a sua profissão, com a ajuda de um leque de serviços e produtos.

 

Política Privacidade | Termos de Uso

Principais

Newsletter

Por favor, digite seu e-mail.
Entrada Inválida

Contato

        +55 11 4260 - 9685

486-4869535_logo-whatsapp-branco-png-clipart.png  +55 11 96620 - 2324  

contato@optikids.com.br

Loja 
Praça Miguel Vairo, 33 

(Praça da Santa Casa)

Centro - Atibaia / SP

Cep: 12940-622


facebook icon instagram icon
©2024 OptiKids. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A.Montano

Procurar